O centrocampista brasileiro Igor Coronado celebra o primeiro gol do Corinthians contra o Fortaleza na primeira partida das quartas de final da Copa Sul-Americana, no estádio Arena Castelão, em Fortaleza, Brasil, em 17 de setembro de 2024.
Sem a presença de seu reluzente reforço, o atacante neerlandês Memphis Depay, o Corinthians deu um passo importante rumo às semifinais da Copa Sul-Americana ao vencer por 2-0 na casa do Fortaleza na partida de ida das quartas de final nesta terça-feira.
Ainda em processo de preparação física, o número ’10’ dos Países Baixos não foi convocado para o embate brasileiro no estádio mundialista Arena Castelão, no nordeste do Brasil, onde os paulistas definiram o destino da partida nos momentos finais de cada tempo.
Em meio a um momento delicado no Brasileirão, onde ocupam a antepenúltima posição, lutando contra o rebaixamento, o meio-campista ofensivo Igor Coronado abriu o placar aos 39 minutos e o centroavante Yuri Alberto fechou a vitória nos acréscimos.
O experiente meio-campista, de 32 anos, acertou o canto superior esquerdo de Joao Ricardo com um potente chute de fora da área, abrindo caminho para o Corinthians levar uma vantagem considerável para São Paulo.
A série será decidida na metrópole latino-americana na próxima terça-feira. O vencedor enfrentará o argentino Racing ou o brasileiro Athletico Paranaense na disputa por uma vaga na final.
O gol de Coronado, originado por um passe do extremo Talles Magno pela esquerda, também serviu como um recado: os paulistas podem se sair bem sem Rodrigo Garro, sua principal estrela em 2024.
Assim como outros titulares habituais, o argentino ’10’ começou no banco contra o Fortaleza, que recebeu uma calorosa recepção em seu estádio mundialista, apesar da má fase, apesar de ocupar a 3ª posição na liga brasileira.
Provavelmente, o treinador Ramón Díaz optou por preservar Garro, o zagueiro André Ramalho e o meio-campista venezuelano José Martínez, reforços recentes, para o confronto decisivo no domingo contra o Atlético Goianiense, crucial na luta pela manutenção na primeira divisão.
A estratégia deu frutos para o experiente treinador argentino, que vem ganhando reputação no Brasil como um técnico capaz de salvar times, pois no ano passado conseguiu manter o Vasco da Gama na elite do futebol nacional contra todas as expectativas.
O Corinthians mostrou uma faceta diferente da equipe defensiva que tem sido vista no campeonato doméstico, sendo perigoso ao explorar as alas contra o time comandado pelo argentino Juan Pablo Vojvoda, que avançou às quartas de final após vencer o Rosario Central.
A abordagem pareceu surpreender o Fortaleza, acostumado a ser a equipe que propõe o jogo. No entanto, nem sua dupla ofensiva argentina, Juan Martín Lucero e Tomás Pochettino, conseguiu criar chances em casa, onde não sofria uma derrota desde março (16 vitórias, cinco empates).
O time da casa, que foi vice-campeão da última edição da Sul-Americana, enfrentou dificuldades para ameaçar o gol de Hugo Souza durante a partida e passou por uma fase sem vitórias em quatro jogos consecutivos em um momento crucial da temporada.
Os visitantes, que eliminaram o Red Bull Bragantino nas oitavas de final, controlaram a vantagem com as entradas de Garro, Martínez e do meio-campista peruano André Carrillo, outra aquisição recente. Mas foi o centroavante Yuri Alberto, de 23 anos, quem garantiu o meio bilhete para as semifinais com um belo gol de voleio, trazendo um alívio em meio à turbulência.